Organizando a casa para o Natal

06.12.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

Organizando a casa para o Natal

*Antoniele Fagundes

O Natal é uma época deliciosa.  As pessoas ficam animadas com as organizações das festas, programam viagens e tudo mais que essa época do ano nos traz!

As cidades ficam mais iluminadas, cheias de bonecos e árvores de Natal.  E, claro, desejamos que essa energia e essa luz venham para dentro de nossa casa. Assim, começamos a decorar nosso lar para as festividades de fim de ano!

Por onde começar?

Se existe um princípio, certamente é a Árvore de Natal. Mas, existem tantos modelos que fica difícil decidir. Quer uma dica? Comece escolhendo entre árvores artificiais ou naturais.

Árvores naturais

Os pinheiros são as árvores símbolo do Natal. Eles possuem um cheirinho agradável, podem ser encontrados em vários tamanhos e de vários preços. Devido seu tamanho e peso, os maiores podem ser difíceis de transportar e muitas vezes acabam danificados quando transportados indevidamente. Por isso verifique se o local onde você irá comprar o seu pinheiro realiza entregas em casa ou se o seu carro comporta a árvore que você escolheu.

Ao escolher um pinheiro natural, atente-se que ele deverá ser regado e cuidado, assim como toda planta. Ademais, antes de comprar a árvore, é importante pensar no que irá fazer com ela depois que as festas passarem.

Você pode optar por replantá-la em sua casa e aguardar até o natal seguinte para decorá-la novamente, ou então entrar em contato com o local onde você a adquiriu e perguntar se pode devolvê-la para replantio. Caso decida desfazer-se da árvore,  informe-se sobre locais onde poderá deixá-la e se certifique que ela será transformada em um composto para a agricultura!

dicas de decoração de natal


Árvores artificiais

As árvores artificiais possuem uma infinidade de modelos, cores, tamanhos e, claro, preços!

Escolha a que mais te agradar e compre pensando em utilizá-la em outros natais também. Para que a árvore se mantenha bonita até outros Natais, a forma como ela ficará guardada durante o ano, é fundamental.  Por isso, após as festas, compre caixas para acomodar a árvore,desmonte-a, limpe-a e guarde-a com cuidado! Caso vá acomodá-la dentro da caixa que ela veio,tome o cuidado de lacrar bem a embalagem para que não entre pó.

Após escolhido o tipo de árvore, é hora de escolher os enfeites e a guirlanda. Escolha quais os espaços da sua casa que você pretende decorar. Por exemplo, a mesa de jantar, a entrada da casa, a mesa de centro, etc…Assim, fica mais fácil saber o que comprar e até mesmo onde comprar!

Depois, escolha o estilo que pretende decorar sua casa e mantenha essa identidade em todos os espaços que você pretende decorar. Existem decorações com Papai Noel vestido de camisetas do Brasil (já em clima de copa do mundo), decorações com bolinhas, estrelinhas, passarinhos, galhos, caixinhas de presente, personagens infantis (HelloKity, por exemplo), laços, e por ai vai…

Quando escolher o estilo, lembre-se de manter-se naquela linha para toda a casa. Juntar mais de um estilo pode comprometer a harmonia da decoração.

Por último, escolha qual a tonalidade você quer que prevaleça. Por exemplo, vermelho, azul, branco, dourado, prateado, verde, rosa. Para finalizar, caso você tenha filhos, não deixe de convidá-los para fazerem juntos, pelo menos um pedacinho, a decoração! Para isso o google pode auxiliar! Escolha que tipo de enfeite você pretende fazer e procure dicas na internet!

 

Boas festas, pessoal!

Um grande beijo!

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando famílias em todas as questões domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close