Organize o seu orçamento e viva mais equilibrada

Organize o seu orçamento e viva mais equilibrada

O fim do ano já chegou, as lojas e ruas já estão todas enfeitadas e bem mais cheias que o normal. Não demora muito para sua carteira também entrar em clima natalino! Pois vamos logo tratar de mudar o tom da conversa e mudar esses planos. Ao longo do ano já falamos muitas vezes sobre a necessidade de manter a sua vida financeira organizada, portanto, este é um dos momentos para colocar os ensinamentos em prática.

Sabemos que manter a disciplina com as finanças requer força de vontade, mas pense na mudança de postura como um investimento! O resultado será uma vida mais equilibrada, com dinheiro suficiente para pagar todas as despesas.

Detalhamento

Para começar a colocar a casa em ordem, aproveite que está com o computador ligado e monte uma planilha para detalhar suas despesas. Com tudo listado, fica mais fácil saber o que é necessidade e o que pode ser cortado. Se quiser uma mãozinha, dê uma olhada na nossa planilha amiga. Se quer manter as contas em dia, nada mais certo que deixá-las organizadas para saber as prioridades, concorda?

aprenda a organizar suas despesas

Moderação nas compras

Se o cartão de crédito teve um peso grande na planilha acima, é sinal de que há algum exagero. Caso não consiga se ver livre dele de uma vez só, vá cortando aos poucos. Se tiver três cartões na carteira, cancele dois. Deixe de lado as tentações do parcelamento, das contas diluídas em várias faturas. E nem pense em manter os cartões de loja…

Antes de pensar na comodidade do parcelamento, pondere quanto tempo você ficará refém desses compromissos. O ideal é que o crédito seja usado o mínimo possível. Pagando à vista você tem mais chances de levar para casa somente o que vai precisar, pois acaba “doendo” um pouco mais ver o dinheiro saindo da carteira.

Fim das dívidas

Em vez de fazer uma lista enorme de presentes para todos os familiares a amigos, que tal usar a grana extra do 13° salário para acabar com aquela dívida que é uma pedra no seu sapato? O dinheiro a mais servirá para afrouxar a corda no pescoço.

Se for preciso pegar um empréstimo, faça uma pesquisa detalhada de todos os custos que vai ter em cada banco. Você precisa saber exatamente qual é o Custo Efetivo Total dos empréstimos disponíveis no mercado, assim você terá a noção do quanto estará pagando em taxas e juros.

Nem cogite usar cartão de crédito ou cheque especial para pagar dívidas, o problema que você vai arrumar é bem maior!

Aula de educação financeira

Agora que você é uma mulher consciente da organização do seu orçamento, é hora de repassar os ensinamento ao pessoal de casa! Converse com sua família, determine algumas regras para seus filhos que evitem gastos desnecessários. Estabeleça limite de tempo para os banhos, afinal de contas, mesmo com muita sujeira, ninguém precisar ficar 40 minutos embaixo de um chuveiro, né?

Verifique todas as luzes da sua casa, veja se tem mesmo a necessidade de manter tantas acesas. Dê uma checada no consumo dos seus eletrodomésticos. Se algum deles estiver desregulado, a conta de luz vai ficar mais salgada.

O que você faz para manter seu orçamento em ordem?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close