Perfil no twitter pode ser uma grande janela profissional

Perfil no twitter pode ser uma grande janela profissional

Antenada em redes sociais ou não, com certeza você conhece o twitter, ainda que seja só pelo nome. Para quem não gosta ou não vê muita importância em criar um perfil para difundir ideias em 140 caracteres, eis aqui um motivo para mudar o pensamento: mais de 500 mil vagas de emprego são anunciadas no twitter a cada mês. O levantamento foi feito pela empresa Gozaik, especializada em analisar recrutamento em redes sociais.

A estimativa da empresa é de que o patamar seja quatro vezes maior já em 2014, alcançando a marca de 2 milhões de anúncios de empregos a cada mês, segundo informações do Business Wire. Desta forma, o twitter ficaria consolidado como principal rede social de recrutamento de pessoas, à frente do LinkedIn, que foi criado justamente para dar visibilidade profissional aos usuários.

A pesquisa leva em conta principalmente os dados de anúncios nos Estados Unidos. Nova York, por exemplo, atingiu a marca de 12 mil vagas de empregos anunciadas no twitter em um período de apenas duas semanas. Você pode até achar que, sendo assim, o dado não tem relevância, tendo em vista que seu objetivo é ter um emprego no Brasil.

Pense por outro lado, afinal não será surpresa para ninguém se o Brasil seguir a tendência, da mesma forma como o próprio twitter e o facebook ficaram populares por aqui depois de terem sido bem difundidos nos Estados Unidos.

Já pensando em um futuro profissional brilhante, vamos te dar algumas dicas de como manter seu twitter bem equilibrado entre temas pessoais e profissionais.

Mr Pics/ Shutterstock

Amplitude das informações

Ao contrário do que acontece com o facebook, em que você pode filtrar o conteúdo publicado de forma personalizada, escolhendo o público alvo para cada assunto, no twitter você tem somente as opções de manter seu perfil aberto ao público ou privado. Se a intenção for usar o perfil também como vitrine profissional, o ideal é que você mantenha-o público, para que as pessoas possam ver o que pensa e interagir com você.

Sendo assim, você sabe que precisa ter muita responsabilidade na hora de postar alguma coisa, tendo em vista que seu conteúdo é público, acessível tanto para os seus amigos mais íntimos quanto para empregadores, clientes e colegas de trabalho.

Esqueça as polêmicas!

Se você for dessas que vive com os dedos coçando para dividir com o mundo suas opiniões sobre as últimas declarações do Papa, sua indignação com as mortes na Síria ou a fome no mundo, contenha-se! Não estamos no facebook e muito menos em uma roda de debates.

O twitter tem a característica da objetividade, da agilidade de fazer circular ideias diretas em poucas palavras. Vamos combinar, ninguém tem o dom de fazer uma argumentação brilhante sobre o tema que for em apenas 140 caracteres, concorda? Evite também as indiretas, independente de quem for o alvo das “alfinetadas”. Lembre-se que o conteúdo pode ser mal interpretado por qualquer um que tenha acesso a seu perfil.

Procure ser natural

Agir de forma forçada, tentando impressionar as pessoas ou comentando somente sobre os temas mais relevantes do momento (as famosas opiniões prontas e formadas sobre tudo) pode ser uma grande cilada. Dessa forma você corre o risco de entrar para o grupo dos “chatos virtuais” e ainda não passará uma imagem realista de quem é você.

Equilibre assuntos ligados à sua área profissional com outros de interesse pessoal. É uma forma de um recrutador saber um pouco mais sobre você, além dos temas ligados ao trabalho. Fazer check-ins em fóruns, workshops, cursos, palestras e eventos similares pode ser interessante para demonstrar seu potencial ou mostrar seu investimento para aprender e crescer em sua profissão. Compartilhe também projetos e trabalhos interessantes com seus seguidores.

E agora, preparada para criar um perfil espetacular no twitter? Conte para nós o que você acha da ferramenta.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close