Posso fazer um consórcio para dar uma festa?

Posso fazer um consórcio para dar uma festa?

Os quinze anos da sua filha ou aquele lindo casamento que você sempre sonhou ainda estão distantes, mas ainda assim você faz as contas e percebe que não conseguirá fazer uma grande festa. Que tal considerar essa ideia por meio de um consórcio? Assim como é possível entrar em um grupo para participar de um consórcio para um automóvel, existem administradoras que oferecem o serviço para festas.

Com uma boa pesquisa para saber qual delas vai te oferecer parcelas que caibam em seu bolso e disciplina para pagar mensalmente, seu sonho pode ser concretizado! Essa alternativa é indicada para quem não está com pressa de alcançar o objetivo – você pode demorar a ser sorteada – e também quem não tem o hábito de guardar dinheiro.

Como funciona

Em contato com a administradora, existem alguns pontos que você precisa definir. Primeiramente, avalie qual é o valor que você está disposta a pagar mensalmente. O período do consórcio varia de acordo com cada administradora e também com o valor que cada grupo de consorciados pode arcar. Em todo caso, existem situações em que o período pode chegar a quatro anos, portanto, tenha a certeza de que você poderá pagar as parcelas, caso contrário poderá ser excluída do consórcio. Se você atrasar com frequência, terá prejuízo com o pagamento de multas.

Se você não estiver com pressa, pode ir pagando as parcelas e esperar sua vez de ser sorteada. Caso isso aconteça muito cedo, a administradora pode depositar o valor da carta de crédito em uma poupança e liberar o dinheiro para você daí a seis meses. É importante ressaltar que, mesmo sendo sorteada cedo, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio até o final do período estabelecido em contrato.

consórcio pode ser usado para festa

Em outra situação hipotética, se você for sorteada já no período em que pretende organizar a festa, é importante saber que o dinheiro da carta de crédito não vai para sua conta bancária, a administradora repassa os valores diretamente aos prestadores de serviço. Existem empresas que permitem que o valor da carta de crédito seja usado para outra finalidade, caso você mude de ideia, mas é preciso discutir esse assunto antes de assinar o contrato.

Caso queira ser contemplada logo, você pode dar um lance e levar a carta de crédito. Se o seu não for o vencedor, o dinheiro fica guardado e você pode insistir em um novo lance no mês seguinte. O melhor é não deixar para a última hora, como dissemos, essa alternativa é a mais indicada para quem não tem pressa. Na impossibilidade de garantir que seu lance será vencedor, o ideal é ter alguns meses de folga para planejar a festa.

Desistência

Se por algum motivo você não quiser mais participar do consórcio, existem algumas alternativas. A primeira delas é vender a sua cota para outra pessoa. Se a desistência for pelo valor das parcelas, você também conversar com a administradora para pedir a sua transferência a um outro consórcio, com uma carta de crédito mais baixa. Neste caso é preciso ter disponibilidade para esperar a formação de um novo grupo, caso a administradora não tenha um consórcio já formado com os valores pretendidos por você. Caso peça para sair do grupo, será preciso arcar com uma multa e esperar ser sorteada para resgatar o dinheiro que gastou até ali.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close