Preciso de mais de um cartão de crédito?

Preciso de mais de um cartão de crédito?

Em sua carteira existem quantos cartões de crédito? Dois? Três? Agora tire um tempo para repensar seu orçamento (se precisar de uma ajudinha, dá um pulo aqui) e responda a pergunta: será que você realmente precisa ter mais de um cartão de crédito?

O cartão de crédito tem, sim, suas vantagens: você pode parcelar o que não poderia comprar à vista, ganha milhas, tem a possibilidade de recorrer a ele quando surge alguma despesa imprevista. Porém, nem tudo que reluz é ouro! A não ser que você tenha um perfil de mulher bem organizada com suas contas, o risco de entrar no descontrole financeiro é grande.

Quero mais de um cartão de crédito, e agora?

Se a sua opção é permanecer com mais de um cartão, é bom ficar atenta a alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis:

preciso-de-mais-de-um-cartao-de-credito-02

  • O primeiro deles é ajustar as datas de vencimento da fatura nas proximidades do dia em que você recebe seu salário, porém com uma margem de segurança para não correr o risco de ficar em maus lençois no caso do seu pagamento atrasar.
  • É importante não deixar a fatura com o vencimento muito longe da data em que você recebe para que não haja o risco de você gastar o dinheiro com outras despesas e ficar com pouca grana na hora de quitar sua fatura.
  • Com uma taxa de juros média de 334,6% ao ano*, ninguém está interessada em ficar endividada com o cartão de crédito, não é mesmo? O ideal é que você quite a fatura sempre sem atrasos.
  • Procure não deixar que o banco eleve demais o seu limite, para que não caia na cilada de gastar mais de 50% da sua renda, afinal, nunca sabemos quando um imprevisto pode aparecer. É melhor você acostumar-se com um limite mais modesto do que novamente correr o risco de ficar endividada.

Quando não ter mais de um cartão de crédito

Se você consegue seguir esses cuidados à risca, é possível que consiga manter mais de um cartão de crédito sem problemas. Mas se este não for o seu caso e você já tiver passado por situações de sufoco para quitar suas faturas, não deixe que a dívida chegue! Cancele um deles e redefina seus gastos para viver com o limite de crédito mais reduzido.

Outra alternativa é o cartão pré-pago, que é perfeito para quem não quer abrir mão da facilidade e dos programas de pontos, mas também não pode se enrolar com o cartão de crédito tradicional. Com ele, pode ser mais fácil controlar os gastos, uma vez que você gastará apenas o valor carregado. Essa também é uma ótima opção para viagens para outros países, pois a protege contra a variação cambial e é mais seguro do que carregar moeda estrangeira em espécie.

Se você quiser saber mais sobre cartões pré-pagos, preencha o formulário a seguir com seu melhor email:


*segundo dados divulgados pelo Banco Central em 29/01/2018. 

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close