Prepare-se para a Black Friday!

Prepare-se para a Black Friday!

O fim do ano está aí e com ele vem a preocupação com os preparativos de Natal.  Reduzir as despesas não seria nada mal, principalmente se a família for grande e a lista de presentes extensa! Para ajudar a reduzir o tempo gasto em lojas lotadas e a diminuir o valor das faturas de cartão, a dica é aproveitar a quarta edição da Black Friday Brasil, marcada para acontecer no dia 29 de novembro.

Para quem não conhece, o evento dura um dia e promove liquidações em grandes redes, com foco principalmente nas vendas online. Aos lojistas é uma oportunidade de limpar os estoques para entrada das novas mercadorias voltadas para o Natal, enquanto para os consumidores é uma boa chance de comprar com valores reduzidos. A Black Friday foi “importada” dos norte-americanos, que tradicionalmente fazem a queima de estoque após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais respeitados no país.

No ano passado, a versão brasileira do evento gerou lucro de R$ 217 milhões em vendas online, segundo informações da ClearSale, empresa especializada em autenticação de comércio virtual. O valor representa um crescimento de 117% nas vendas em relação à edição de 2011, quando foram movimentados R$ 100 milhões.

Parece tudo maravilhoso, mas as interessadas devem tomar algumas precauções para não ficarem frustadas! Confira as dicas que daremos agora para que você aproveite bem a Black Friday brasileira.

prepare-se para a black friday

Pesquise e tome cuidado com propagandas enganosas

Desde a primeira edição do evento, não foram poucas as reclamações quanto a propagandas enganosas. Muitas empresas chegaram a elevar excessivamente o preço de algumas mercadorias no dia anterior à queima de estoque, para depois colocar o preço de mercado e anunciar como “promoção”. No ano passado, sete grandes redes foram notificadas pelo Procon-SP, devido a irregularidades durante a Black Friday. Ao todo, o site Reclame Aqui recebeu cerca de 8 mil queixas, sendo 47% relacionadas a propagandas enganosas.

Para evitar que você caia nessa armadilha, vale pesquisar os preços de produtos e dar uma “passeada” nos sites das redes participantes dias antes do evento começar, para avaliar os valores das mercadorias. Além disso, pesquise no Reclame Aqui e também no Ebit os comentários feitos pelos consumidores.

Tanto no dia da compra quanto no período de pesquisa você pode facilitar as consultas pelos sites Busca Descontos, Bondfaro, Buscapé e Já Cotei.

Paciência para comprar

Sabe toda aquela paciência que você costuma deixar separada para usar nos shoppings uma semana antes do Natal? Pois é, nosso conselho é que você guarde um pouco para usar diante do computador, enquanto faz as suas compras online. A correria para aproveitar as melhores promoções acabou gerando congestionamentos na rede, nos últimos anos. Dentre as queixas feitas no Reclame Aqui, as quais citamos logo acima, 28% referiam-se a sites fora do ar e 19% a compras não efetuadas. No ano passado, o site Busca Descontos chegou a registrar 75 mil acessos somente na primeira hora do evento.

Para não perder seu tempo, faça uma lista das coisas que pretende comprar. Os artigos mais buscados são os eletrônicos, vestuário e produtos de beleza. Elaborar uma lista também pode te ajudar a evitar os gastos desnecessários com produtos que você não precisa, mas acaba levando por estar muito barato.

Confiança

Quando você sai de casa para ir às compras normalmente costuma dar preferência aos lugares com bom atendimento, preços justos e mercadoria de qualidade, correto? Para as compras online a situação não é diferente, principalmente em uma situação de grande demanda de clientes.

Caso esteja receosa, mantenha suas compras nos sites em que teve boas experiências. Se for a sua primeira compra virtual ou se você quiser aproveitar a oferta de uma loja que ainda não conhece, procure levantar informações sobre o nível de satisfação dos clientes nas redes sociais e também nos sites Reclame Aqui e Ebit.

E claro, se acontecer de você sair lesada em alguma compra, não pense duas vezes para acionar os órgãos de defesa do consumidor, é a única forma de resguardar os consumidores de irregularidades.

E então, já preparou sua lista para a Black Friday? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close