Presentes para Dia das Crianças têm até 72% em impostos

Presentes para Dia das Crianças têm até 72% em impostos

Imagine se você pudesse comprar presentes para seus filhos no Dia das Crianças sem pagar nenhum imposto sobre eles. Você pode supor que o preço iria cair bastante, mas provavelmente não faz ideia do quão mais barato seria. O preço do Playstation e de jogos de videogame em geral, por exemplo, cairia nada menos que 72%! É muita coisa, mas pode acreditar.

Com o aumento da procura por brinquedos e artigos infantis nesta época do ano – em função da data comemorativa – o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) fez um levantamento para apontar a carga tributária incidente nos produtos mais procurados para presentear as crianças. O exemplo do videogame é o mais assustador, com a carga mais pesada.

Segundo informações do próprio IBPT, a incidência é alta em função de um critério chamado de “princípio da seletividade”. Sendo assim, as alíquotas mais altas são destinadas a produtos que os legisladores consideram de menor relevância para a vida do cidadão. Enquanto as alíquotas menores incidem sobre os produtos mais essenciais, por exemplo os que compõem a cesta básica.

Confira alguns exemplos de presentes com alta carga tributária.

ProdutoCarga tributária
Jogos de videogame72,18%
Playstation72,18%
Tênis importado58,59%
Patins52,78%
Ipod ou MP349,45%
Bola de futebol46,49%
DVDs44,20%

Para conferir a lista completa de presentes pesquisados pelo IBPT, clique aqui. Quem quiser comprar presentes com baixa carga tributária aos filhos, a dica é comprar livros! Apesar de ter imunidade tributária, o produto tem ainda uma incidência de 15,52% em impostos sobre o preço, referentes à folha de pagamento e lucro da venda. O percentual, no entanto, é o menor dentre os itens mais procurados para o presente das crianças.

Como você pode imaginar, os produtos importados são os que contam com cargas tributárias mais altas. Sendo assim, se você tiver algum amigo ou parente viajando para fora do país e estiver com intenção de comprar um brinquedo importado para seu filho, vale fazer uma pesquisa de preço e consultar se a pessoa pode trazer esta encomenda para você.

Para o próximo ano, a dica é definir o que vai dar de presente com bastante antecedência, assim você consegue comprar os produtos antes da alta de preços que acontece naturalmente nas proximidades de datas festivas.

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close