Confira os seguros mais importantes para cada fase da sua vida

Confira os seguros mais importantes para cada fase da sua vida

*Tatiana Félix Bauab

Vamos falar um pouco sobre a importância da contratação de seguros para cada fase da nossa vida. Afinal, já sabemos que uma mulher inteligente, é uma mulher precavida, é aquela que não conta só com a sorte, mas sempre está atenta para situações inesperadas.

Atualmente existem diversos tipos de seguros no Brasil, vida, automóvel, residência, responsabilidade civil, dentre outros, os quais são todos importantes, porém, o grau de importância de cada um deles, depende muito do momento da nossa vida.

Se você for solteira, morando sozinha, pretende se casar, ou até mesmo casada, mas independentemente do seu estado civil, trabalha e depende apenas de si mesma, é essencial se programar financeiramente para às incertezas da vida. Então, fique atenta aos seguintes tipos de seguros:

Auto

O custo do seguro de automóveis depende muito da marca, tipo, ano de fabricação, a região onde você mora, utilização para o trabalho, tempo de uso do veículo e o perfil do motorista. Este seguro é importantíssimo para as mulheres, até por questões de segurança, garantindo uma boa Assistência 24 horas e Coberturas de Retrovisores e Vidros. Importante ficar atenta à cobertura de danos morais e pessoais causados a terceiros (RC).

Residência

Se você já possuir sua tão sonhada casa própria, não deixe de fazer um seguro residencial. Este tipo de seguro cobre, basicamente, incêndios, queda de raio, e explosão de qualquer natureza. Os demais (danos elétricos, roubo, RC, chaveiro etc) são opcionais.Ressalto que, alguns bens, como por exemplo, jóias, dinheiro e obras de arte, merecem uma atenção especial, pois precisam ser segurados em apólices específicas.

Este tipo de seguro também é importante nos casos em que o imóvel é alugado, uma vez que, a cobertura de incêndio compreende os móveis e utensílios do interior da casa, além da própria estrutura do imóvel. Normalmente, os proprietários se atentam com a estrutura do imóvel, enquanto que, os inquilinos se atentam com os móveis e utensílios. Ou seja, as intenções de assegurar um mesmo imóvel podem ser diferentes entre as partes envolvidas.

Por fim, saliento que, a mesma apólice costuma vir atrelada a uma cobertura de responsabilidade civil, que serve para indenizar vizinhos em caso de danos causados por nós (desde a bola chutada na vidraça alheia até os danos causados por uma explosão).

Vida, Acidente Pessoal e Invalidez

Normalmente, este seguro é uma preocupação dos pais, incluindo você como beneficiário. Mas, e o oposto, existe esta preocupação? Ou seja, o que será dos seus pais se você faltar? E, além de pensar nos seus pais, existe uma cobertura muito importante para você mesma, que é o risco de invalidez, por um acidente ou doença grave. Não deixe de pensar neste tipo de seguro.

Saúde

No Brasil, não podemos depender somente do nosso SUS e postos de saúde. Todos nós precisamos de um plano de saúde. Se estiver empregada, não deixe de aderir a um plano empresarial. Caso não esteja empregada, existem os planos coletivos das entidades de classe (médico, advogado, economistas, etc) que podem oferecer muitas vantagens.

Além disso, existem algumas seguradoras, que ofertam um plano de saúde, voltado exclusivamente para as mulheres, com cobertura para alguns tipos de doenças, como câncer de mama, ovário e útero, e com coberturas bem interessantes, de consultas às ginecologistas e nutricionistas.

seguro-de-vida

Responsabilidade Civil e DIT (Diária de Incapacidade Temporária)

O Seguro de Responsabilidade Civil é importantíssimo para alguns tipos de profissionais, mas depende muito do exercício de seu trabalho. Em algumas profissões, como a medicina, engenharia, esteticistas, dentre outras, as quais, pode acontecer um  dano a terceiros e, consequentemente, a possibilidade de pesadas indenizações, esse seguro se faz muito importante. Através desse seguro, os profissionais passam a ter direito ao reembolso, até o limite contratado, se forem culpados em processo judicial por dano causado a terceiro. Peço que analise se existem riscos em seu exercício profissional.

Em relação ao DIT (Diária de Incapacidade Temporária), este garante à segurada o pagamento de diárias, de acordo com o valor contratado na apólice. Ou seja, se você ficar doente ou sofrer um acidente, permanecendo afastada de suas atividades remuneradas, o seguro fará a cobertura dos dias não trabalhados, até o valor contratado. Este seguro é muito importante para as profissionais liberais, autônomas ou mesmo micro empresárias.

Previdência

Por fim, temos a previdência. A aposentadoria deve ser pensada agora, não deixe para depois porque o tempo passa muito rápido. Mesmo que seja com um valor pequeno por mês, não deixe de guardá-lo para o futuro, pois este valor pode representar uma grande diferença no futuro. Procure pelos planos PGBL e VGBL e considerem os benefícios fiscais. No caso do PGBL, as contribuições são dedutíveis do Imposto de Renda até o limite de 12% da sua renda tributável anual.

Para você que possui filhos pequenos, considere os seguros acima, mas também não deixe de ficar atenta ao futuro das crianças, sua educação, segurança e saúde.

Nós, planejadores financeiros, entendemos que o seguro de vida, é o primeiro a ser pensado, até porque os pequenos dependem inteiramente de nós e devemos deixá-los seguros em caso de nossa ausência. Existem apólices de seguros de vida que possuem a cobertura da escola e faculdade dos filhos, nos casos de ausência dos pais.

Incluí-los, como dependentes, no seguro saúde, também é uma outra decisão muito assertiva. Não deixe de fazer a inclusão.

Em segundo plano, vem a previdência para os pequenos, começando um planejamento financeiro de longo prazo, para a cobertura da faculdade, ou até mesmo, para a cobertura da própria aposentadoria.

Caso você esteja próxima da aposentadoria, chegou a hora de controlar a renda para garantir uma boa qualidade de vida. Nessa etapa da vida, o custo dos seguros muda muito. Por exemplo, o seguro de automóveis é uma das vantagens da terceira idade, ele fica mais barato, pois os idosos tendem a ser mais cuidadosos no trânsito. Em compensação, um plano de saúde se torna mais caro, mas é imprescindível nesta etapa. O mais importante é analisar detalhadamente as carências e as coberturas oferecidas pelas seguradoras.

Sempre procure ajuda especializada de um planejador financeiro ou corretor de seguros para orientá-la em cada fase da vida.

*Tatiana Félix Bauab é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Email: tatibauab@hotmail.com.

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close