Qual é o salário da dona de casa?

Qual é o salário da dona de casa?

Muita gente pensa que dona de casa tem uma vida pacata e tranquila, afinal ela fica o dia inteiro em casa mesmo, não é? Isso é um completo engano! Cuidar dos filhos, manter a casa em ordem, as refeições gostosas, levar e trazer os filhos na escola e deixar todos os aspectos da vida familiar organizados dá trabalho sim. Em famílias em que os dois cônjuges trabalham fora, acaba sendo inevitável contratar um apoio para tocar todas estas tarefas, por exemplo. Então faça uma simples comparação e comprove – quando está no escritório trabalhando, tem horário para começar e terminar. Já em casa, o trabalho não acaba e não tem pausa!

Por isso, não subestime a sua esposa, mãe ou a si mesma por ser dona de casa. Este é um trabalhão de muita importância. Já parou para pensar se não houvesse alguém para fazer a comida, deixar a casa um brinco e cuidar das crianças? Tudo ficaria de pernas para o ar. Trabalhar fora ou ser dona de casa são duas alternativas completamente válidas para a mulher contemporânea – o que importa é o seu desejo e o acordo com o seu parceiro. Então, valorize-se!

Se você é dona de casa, dá para fazer uma estimativa de quanto vale o seu trabalho. Como? Faça uma rápida lista com todas as suas atividades do dia e pense em quanto poderia ganhar, se elas fossem distribuídas a funcionários no lar. Ficou curiosa? Então veja os dados que retiramos do Revista SãoPaulo, do jornal Folha de S.Paulo*:

Serviço Mínimo Médio Máximo
Babá (cuidar de criança acima de um ano): 1.200 1.842 2.800
Empregada doméstica (Serviços gerais, mas que não cozinha) 755 1.075 2.000
Cozinheira (Trivial fino/variado) 1.000 1.686 3.500
Motorista, que dorme no emprego 1.500 2.339 4.000
Faxineira (diária) 80 111 150

* Cotação de serviços, segundo o Datafolha (de 5 a 7/06/2013).

Então vamos supor que você cuide das crianças, faça serviços gerais, cozinhe e dirija para a sua família, tudo no valor mínimo, seu salário mensal seria de R$ 4.535. Ficou espantada? Pois então, valorize seu trabalho e acredite que faz tudo da melhor forma possível. As vezes comete alguns deslizes, mas na maioria do tempo é uma mulher e tanto – e mostre essa conta para aquele marido rabugento!


Dona de casa tem direito a aposentaria
Por mais que você não trabalhe numa empresa que não invista na sua aposentadoria, o governo brasileiro fornece este benefício para pessoas que só cuidaram do lar a vida inteira. Confira o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Mas para conseguir o benefício a sua família precisa ter renda de até dois salários mínimos. Caso tenha um rendimento maior, também tem o benefício, mas precisa contribuir para a previdência social. A contribuição mínima é de R$ 68,42 (para mais informações acesse o link).

Você passa por isso? Conte pra gente a sua história!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close