Recesso de fim de ano: dicas para uma revisão de carro barata e segura

Recesso de fim de ano: dicas para uma revisão de carro barata e segura

Férias chegando, crianças em casa e tempo de sobra. Pensou em pegar a estrada para uma viagem em família? Lembre-se de que é fundamental fazer uma revisão de carro antes de cair na estrada. Mas fique atenta, é necessário saber por onde começar para não cair em armadilhas e conseguir que o serviço seja feito de forma barata e segura.

“Em um primeiro momento, é importante que a própria condutora faça o checklist do seu veículo para evitar qualquer transtorno futuro. Veja se o carro apresenta lâmpadas queimadas e verifique o nível de óleo e água do radiador. Esses são itens que não podem faltar na lista”, comenta Gustavo Fonseca, fundador do aplicativo Doutor Multas.

Antes de pegar a estrada

Se durante o dia a dia seu carro apresenta alguma luz vermelha e amarela acesa no painel, fique ligada. Pode ser algum problema com o motor e o ideal é que você leve o veículo a uma oficina mecânica de confiança o quanto antes. Já conferiu seu estepe e as ferramentas para a troca do pneu? Eles precisam estar em dia, afinal, nunca se sabe quando elas serão necessárias.

Tire um tempo também para checar se a bateria está em boas condições. “Se alguma coisa não estiver conforme o esperado, é bom buscar um mecânico ou um revendedor de confiança, no caso de precisar adquirir novas peças. Isto fará com que a motorista não inicie a viagem correndo o risco de nem terminá-la por estar em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Condutores de veículos em estado irregular, que ofereçam riscos a outros motoristas e ao trânsito em geral, são considerados infratores pelas leis de trânsito”, alerta Fonseca.

Confira também se está com a documentação em dia, tanto a carteira de motorista quanto o Certificado de Licenciamento Anual do veículo. Sem estes documentos, a condutora poderá receber multa, mesmo que tenha realizado o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Faça uma revisão de carro segura

Ninguém está isento de imprevistos em uma viagem. Porém, ao fazer a revisão com cautela e seguindo as dicas de segurança de especialistas, as chances de ocorrer algum problema durante o trajeto diminuem. “Esta é a maneira mais eficiente de reduzir as chances de algo dar errado com seu automóvel no meio do caminho. O importante é sempre estar atenta a qualquer tipo de mau funcionamento do veículo, buscando ajuda especializada quando necessário”, diz Fonseca.

revisao-carro

Quanto maior a quilometragem rodada do carro, mais rígidas devem ser as revisões. Procure oficinas que tenham um bom histórico. Fique sempre atenta e busque uma segunda opinião. Converse com pessoas da família que entendam sobre o assunto e aprenda o máximo possível sobre mecânica. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Muita gente tem a convicção de que as revisões seguras são feitas somente em concessionárias autorizadas. Fique atenta, no entanto, porque nelas também ocorrem situações de má prestação de serviço e os preços cobrados costumam ser muito mais altos. Sendo assim, não confie cegamente na marca e continue valorizando a segunda opinião antes de fechar um orçamento.

Faça revisão com frequência

A revisão mais barata é a preventiva. Manter o carro em dia fará com que ele funcione melhor e por mais tempo. “Eu indico um prazo de quinze em quinze dias para as revisões mais seguidas e de um ano para outras revisões. Nas revisões quinzenais, aconselho a checagem dos itens básicos, feitas pelo próprio motorista, como conferir a calibragem dos pneus e estepe, o nível de água do radiador e do limpador de para-brisa, o nível de gasolina do reservatório flex, lâmpadas e óleo do motor”, esclarece Fonseca.

Já nas revisões semestrais, a dica de Fonseca é recorrer a uma oficina de confiança e conferir itens como pastilha de freio, regulagem do freio de mão e fazer a troca total do óleo do motor e filtro de óleo. “Neste período também é importante conferir o alinhamento, balanceamento, suspensão e rolamento das rodas. Já para uma revisão anual, é preciso checar o estado da bateria e o sistema de carga, as condições do extintor de incêndio, o estado e a validade dos pneus, o nível de óleo no câmbio, a manutenção na direção hidráulica e o estado geral das correias do motor. Todas estas revisões são extremamente importantes e determinam o bom funcionamento do carro.”

Leitura complementar

Planilha do Carro

Planilha do Carro

Ver mais

Cuidados durante o trajeto

Checklist feito e bagagem no porta-malas, existem alguns cuidados a serem tomados durante o trajeto. “A preocupação deve ser com o comportamento da motorista. Fique atenta às sinalizações das estradas, respeite placas e use setas ou pisca alerta para indicar algo aos demais condutores. Isso são exemplos de boa conduta”, pondera Fonseca.

Esteja atenta aos limites de velocidade de cada trajeto e evite ultrapassagens perigosas, já que ambas estão entre as principais causas de acidente de trânsito. “Uma lei que é nova, e ainda precisa sempre ser lembrada aos motoristas é o uso do farol baixo nas estradas, mesmo durante o dia e independente de como esteja o clima. E é sempre necessário portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas atitudes tornam a viagem o mais prazerosa possível, sem gerar quaisquer perdas que possam ocorrer quando elas não são evitadas”, pontua Fonseca.

Ao pegar a estrada, é importante deixar que o motor aqueça por uns minutos. Mantenha os vidros fechados, pois isso melhora a aerodinâmica do carro, e tenha cuidado ao abastecer. Utilize um posto de confiança, pois combustíveis de má qualidade podem causar danos ao veículo. “Tomando estes cuidados, buscando a opinião de um profissional de confiança quando necessário e seguindo as instruções do fabricante no manual do veículo, é possível estar segura e tranquila ao viajar”, conclui Fonseca.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close