Saiba como criar um roteiro para viajar sozinha em 11 etapas

Saiba como criar um roteiro para viajar sozinha em 11 etapas

*Nathalia Marques

Se você clicou neste texto, eu tenho que te parabenizar. Você decidiu enfrentar o medo de viajar sozinha e sei que, por vezes, isso pode ser algo bem difícil. No entanto, agora que você tomou a decisão, a próxima etapa é se programar para ganhar ainda mais confiança e uma parte fundamental disso é criar um roteiro.

Caso você nunca tenha feito isso, saiba que não é algo complicado. Eu, sinceramente, adoro criar meus roteiros, pois tenho a oportunidade de escolher os passeios que mais me interessam, pesquisar sobre a cultura local e reduzir um pouco a ansiedade pela espera da viagem.

No entanto, não fico muito presa a ele, pois uso apenas como referência. Caso aconteça de descobrir um local legal na viagem ou precise deixar de fazer algo programado, faço sem pensar duas vezes. Afinal, uma viagem é para viver o momento e não para ficar seguindo regras, né? Dito isso, vamos ao que importa.

Etapas de criação do roteiro para viajar sozinha

Etapa 1 – descubra que tipo de experiências você quer vivenciar

Pensar nisso é fundamental. Você precisa saber o que quer experienciar. Por exemplo, você pode estar a fim de ficar em um destino mais tranquilo, com praia ou montanha; ou pode querer conhecer um lugar mais agitado, com muitas opções de baladas etc. Ter isso em mente será muito importante na hora de escolher o destino.

Etapa 2- escolha seu destino

Agora que você já sabe o que está a fim de vivenciar, fica mais fácil pesquisar alguns destinos. Por exemplo, se você quer pegar uma praia, mas também quer um local que ofereça vida noturna agitada, uma boa seria conhecer o Rio de Janeiro. Entende? É importante alinhar suas necessidades com a oferta do destino. Para descobrir quais lugares podem atender suas necessidades, é só pesquisar no Google, em sites, blogs de turismo etc.

Etapa 3 – pesquise: o destino que você escolheu é seguro?

Acredito que essa etapa é muito pessoal, pois deve ser realizada apenas por quem precisa ter mais confiança. Algumas mulheres precisam disso para se sentirem mais seguras e outras, simplesmente, não se importam muito com isso.

Se você está entre as mulheres que querem se sentir seguras, sugiro pesquisar mais informações sobre o destino que escolheu. Uma dica é realizar um post em grupos de mulheres viajantes questionando quais foram as experiências delas no local. Além disso, pesquise no Google. Com as informações encontradas, será possível decidir se vale a pena ou não.

guia_m_pelo_mundo_interna

Etapa 4 – determine sua rota

Agora que você já sabe para qual destino vai, é o momento de definir sua rota, ou seja, escolher quais lugares quer conhecer. Pesquisar sobre as possibilidades de passeios é uma ótima dica. Também solicite indicação de amigas (os) que foram para o lugar escolhido, poste em grupos de viajantes no Facebook e acesse sites e blogs de turismo. Assim, você consegue fazer uma lista de lugares bacanas para conhecer.

Etapa 5 – defina a data da sua viagem

Com destino e lista de passeios determinados, veja quantos dias serão necessários para conhecer tudo o que quer e estabeleça a data de ida e volta.

Etapas “burocráticas” para criar um roteiro para viajar sozinha

Etapa 6 – faça o orçamento da viagem

A partir dele, você consegue programar quanto poderá gastar com passagem aérea, hospedagem, passeios, alimentação e transporte. Se seu orçamento é limitado, há muitas opções para economizar, já escrevi um texto sobre isso aqui.

Leitura complementar

Planilha dos Sonhos

Planilha dos Sonhos

Ver mais

Etapa 7 – compre a passagem

Há muitas opções para economizar neste momento. Você pode ficar de olho no Melhores Destinos, pois o site divulga muitas informações de passagens aéreas com preços bacanas e se cadastrar no alerta de passagens aéreas do Google, que envia para o seu e-mail os valores das passagens.

Etapa 8 – reserve sua hospedagem

Uma boa opção para conseguir hospedagem com preços acessíveis é o Booking.com e o Hostelworld. Indico que analisem os comentários dos outros viajantes para verificar se a hospedagem é realmente boa ou não.

Etapa 9 – faça um seguro viagem

Os brasileiros têm um problema grande com seguro viagem. No entanto, é preciso ter em mente que o serviço é muito importante. Já pensou se ocorre algo e você está em outro país? O seguro é fundamental para reduzir riscos e também economizar. Então, faça cotação com as seguradoras e veja qual atende melhor sua necessidade.

Etapa 10 – troque a moeda

Se você vai fazer uma viagem internacional, recomendo que já troque uma quantia aqui no Brasil. Não precisa ser muito, mas o suficiente para você garantir dinheiro para as despesas iniciais da viagem. Chegando no destino, você pode trocar o restante dos seus recursos.

Etapa 11 – organize sua documentação

Em viagem internacional, é preciso analisar se o passaporte e o visto estão em dia. Leve esses documentos e, para garantir, leve também uma cópia autenticada do RG. Em viagem nacional, você precisa do RG em boas condições.

Pode cair no mundo, mulher!

Basicamente, essas são as etapas mais importantes de um roteiro. Você quer saber mais informações e dicas de viagem para mulheres? Acesse o site do M pelo Mundo e curta nossa página no Facebook.

*Nathalia Marques é jornalista de formação e conta passagens por diversos veículos de imprensa, mas foi como repórter de turismo que encontrou sua paixão. Ela também é feminista e em 2015 decidiu juntar jornalismo, viagem e empoderamento feminino para criar o M pelo Mundo, site de informações e dicas de viagem para mulheres.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Nathalia Marques

Nathalia Marques

close