Sem tempo? 3 truques simples para multiplicar as horas do seu dia

Sem tempo? 3 truques simples para multiplicar as horas do seu dia

Reclamar que está sem tempo é tão corriqueiro que virou até conversa de elevador.  Parece que, não importa o quanto tentamos reverter a situação, sempre gostaríamos que o dia tivesse mais horas. Infelizmente, ele não tem. Apesar disso, podemos adotar alguns truques para fazer aquelas 24 horas renderem mais.

O livro The Art of Stopping Time: Practical Mindfulness for Busy People (“A Arte De Parar O Tempo: Mindfulness Na Prática Para Pessoas Ocupadas”, em tradução livre), ensina alguns macetes para multiplicar as horas do dia. O autor é Pedram Shojai – conhecido como The Urban Monk, ou Monge Urbano, em tradução livre – é doutor em Medicina Oriental e mestre de Qi Gong, prática chinesa que visa o trabalho ou exercício de cultivo da energia. O site The Everygirl resumiu as melhores dicas, que você confere a seguir.

Como driblar a falta de tempo

  1. Peça ajuda
  2. Cheque seu email apenas duas vezes ao dia
  3. Cuidado com os vampiros de tempo

1. Peça ajuda

Delegar tarefas não é tão fácil na prática, mas o autor ensina um truque: ao final do dia, elabore uma lista com tudo que você fez, tanto no trabalho quanto em casa. Então, coloque um asterisco ao lado de cada item que você poderia ter pedido ajuda.

Primeiro, cheque aqueles que você pode delegar sem pagar nada, como pedir para o(a) parceiro(a) fazer o jantar. Terminando de delegar essas tarefas, confira os itens que você poderia pagar para alguém fazer, como consertar algo ou fazer uma limpeza.

administracao-tempo-sem-tempo

2. Cheque seu email apenas duas vezes ao dia

Ok, você já deve ter ouvido falar dessa dica, mas vale a pena reforçar. Shojai sugere ler emails ao final da manhã e ao final da tarde, gastando de 30 a 60 minutos em cada vez. Ele também indica responder de manhã os emails mais rápidos – que você pode responder em menos de cinco minutos cada –, deixando os mais trabalhosos para a segunda conferida.

Outra dica do especialista é ser o mais clara possível, detalhando por email tudo o que você precisa comunicar. Isso evita conversas intermináveis e retrabalhos.

3. Cuidado com os vampiros de tempo

Se você entende o conceito de vampiros de energia, também identificará rapidamente os que sugam seu tempo – geralmente, as mesmas pessoas e atitudes conseguem drenar esses dois recursos ao mesmo tempo. São aquelas que só a procuram quando precisam de algo e, quando você precisa, não estão lá para você. No final das contas, você perde preciosas horas as ajudando para ter apenas falta de reciprocidade. São as famosas pessoas tóxicas.

O autor sugere fazer uma lista com as pessoas que você passa mais tempo, incluindo família, amigos e colegas de trabalho. Então, avalie se alguém se encaixa no conceito de vampiro de energia e tempo. O passo seguinte é tentar diminuir as interações com elas – e, se necessário, até cortar relações.

Há, ainda, as atitudes vampiras de tempo, como checar as redes sociais e notificações de celular a todo instante, exagerar no perfeccionismo e embarcar em reuniões desnecessárias.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close