Snapchat: como se promover com o app do momento

Snapchat: como se promover com o app do momento

Você provavelmente já ouviu falar do Snapchat, não é mesmo? No começo, o app parece um bicho de sete cabeças. Com prática, a ferramenta pode logo virar uma rede social divertida e muito útil.

A exemplo das celebridades, que têm usado o recurso para mostrar um pouco mais da rotina e também do trabalho, muitas empresas têm aderido ao Snapchat, estratégia que pode ajudar a modernizar a comunicação com os clientes e ainda alavancar o negócio.

Não é sem motivo que o aplicativo tem sido encarado com seriedade e cada vez mais empresas estão aderindo. Algumas não só mantêm a conta no Snapchat atualizada, como também compram espaço para publicar diariamente uma espécie de Newsletter disponível na aba “Discover” do app.

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Tela de Discovery no Snapchat / Reprodução Snapchat

De acordo com dados divulgados pelo próprio Snapchat, o  principal público ativo na rede social está na faixa etária de 13 a 34 anos,  sendo que 70% são mulheres. Isso torna a plataforma ainda mais interessante para quem atende a juventude feminina. 

Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados  diariamente na rede e a maioria é de eventos dessas marcas vinculadas. A pesquisa afirma ainda que a maioria dos usuários prefere ver este conteúdo pelo app do que pela televisão.

Aqui no Finanças Femininas, a nossa fundadora Carolina Ruhman Sandler viu no Snapchat uma maneira prática de manter as leitoras que acompanham o desafio dos seis meses sem compras sempre atualizadas. De quebra, ela pode mostrar os bastidores da redação e da administração do site, quer ver? O user dela é @carolinasandler

Preparamos um guia para quem também quer usar o Snapchat para alavancar seu negócio.

Entenda o que é e como funciona:

Assim como o WhatsApp, o Snapchat nada mais é do que uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas para os contatos que você adiciona. A principal diferença está na forma como você pode mandar estas mensagens. O aplicativo tem chat para mensagens de texto, mas o maior atrativo é a possibilidade de mandar fotos ou vídeos – com opção de adicionar emojis, desenhos feitos à mão e legendas – com duração de até 10 segundos. O legal é fazer uma série de vídeos, para conseguir contar a história que você deseja. E atenção: os vídeos, fotos e textos só ficam disponíveis por um dia!

Em uma conversa privada com um usuário, há ainda uma função parecida com a do Facetime, aplicativo nativo de aparelhos iPhone. É possível também conversar ao vivo se a outra pessoa também estiver online, dentro do aplicativo mesmo!

O que mais interessa para a sua empresa é a função “Minha História”, por meio da qual você pode disponibilizar fotos ou vídeos para todos os seus seguidores, sem a necessidade de enviar individualmente para os contatos. Como nenhum conteúdo vinculado no Snapchat dura para sempre, o conteúdo enviado para o histórico também só fica disponível por 24 horas.

Vale lembrar que as imagens devem ser feitas direto no aplicativo e postadas imediatamente, como uma transmissão ao vivo. Não há possibilidade de mandar fotos que estejam na memória do seu smartphone. Por isso, a tela principal do aplicativo é a da câmera. Deslizando para o lado direito, aparece a segunda tela mais importante, a do seu histórico e de todo mundo que você segue.

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O perfil da empresa:

Se o negócio está diretamente vinculado à imagem da CEO, é interessante estudar a possibilidade de utilizar o nome dela como usuária (que as pessoas vão utilizar para adicionar e seguir). Há também a possibilidade de utilizar o nome da empresa e focar muito mais no dia a dia do escritório do que na rotina pessoal. No entanto, os conteúdos que costumam “bombar” são sempre os mais pessoais.

Uma vez que a conta estiver feita, divulgue em outras redes sociais da empresa, como Facebook, Instagram e Twitter. Principalmente no começo, convide seguidores oferecendo entretenimento no aplicativo, mostre que eles não podem perder suas postagens.

Aprenda com quem já usa (e muito bem) o aplicativo:

Para promover a capa com a atriz e ativista Amandla Stenberg, a Teen Vogue (user: @teenvogue) convidou a própria estrela para passar um dia postando no histórico do Snapchat da revista. Simpaticíssima, Amandla levantou temas pertinentes para os jovens que renderam notícia em outras mídias, inclusive nas concorrentes.

É possível aprender muito assistindo a contas de empresas que já aproveitam o Snapchat como uma ferramenta de trabalho e divulgação. Para isso, é preciso ver tudo com um olhar bem clínico. Você pode aprender desde a melhor postura para aparecer nos vídeos até como mostrar os bastidores da sua empresa de forma criativa.

Algumas sugestões são: Leandra Medina (do blog Man Repeller, user @man_repeller), as marcas Garimppo (user @garimppo) e Victoria’s Secret (@victoriassecret), além dos sites Steal the Look (user: @stealthelook) e Buzzfeed (users: @buzzfeed ou @buzzfeedbrasil).

Seja criativa e mantenha a conta atualizada

Use o Snapchat para documentar o dia a dia da empresa e não deixe escapar as novidades. Cuidado para não revelar tudo de uma vez e acabar cometendo o erro de mostrar o mesmo tipo de conteúdo todos os dias.

Crie novas estratégias para que seu histórico continue interessante para os seguidores. Há algumas já utilizadas por marcas que você pode adaptar para seu negócio, como:

– Mostrar os bastidores, como é feito algum produto ou uma espiada exclusiva em um próximo lançamento.
– Apresentar um novo funcionário da equipe.
– Pedir para algum  membro da equipe utilizar o aplicativo para mostrar sua função na empresa.
– Oferecer cupons e descontos exclusivos para quem tirar print de alguma imagem postada no histórico.

Na chance de mostrar algo fora do ambiente de trabalho (alguma reunião descontraída com outras empreendedoras, eventos ou palestras), tenha o celular em mãos para não perder nada.

 

Fale diretamente para seu público

No Snapchat, você pode abandonar a linguagem formal de reuniões ou palestras e falar diretamente com seu público.

Aproveite o espaço para falar sobre suas novas descobertas na área, sobre o que a tem empolgado, mas sempre pensando no que o seu consumidor espera, e não seus colegas de área.

Tenha ética e limites

Vale para todas as redes sociais, mas é importante ressaltar para quem está entrando no Snapchat agora: nada de falar mal de concorrentes, fazer divulgação de produtos em que não confie só em função de dinheiro ou qualquer outra prática que vá contra a ética da sua profissão e do seu negócio!

Agora que você já sabe tudo sobre Snapchat e como usá-lo para promover sua empresa, nos vemos por lá?

Foto: Eskay / Shutterstock

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