Tira-gosto bom e barato: Acerte no preparo da batata

Tira-gosto bom e barato: Acerte no preparo da batata

Olá, meninas! Hora da Comida traz 5 dicas práticas para suas batatas fritas ficarem maravilhosas. Excelente para organizar um happy hour com os amigos em casa! 

1. Antes de pensar no prato que vai ser preparado, é preciso saber comprar. Saiba que batata boa é dura, sem brotos ou caroços e sem manchas verdes. Escolha as que têm casca lisa e brilhante. Outra dica é guardar fora da geladeira e, de preferência, longe da luz. Se a batata estiver mole, jogue no lixo. Não descarta as batatas sujas de terra. São as de maior durabilidade.

2. No Brasil, há oito variedades mais comercializadas: atlantic, bintje, monalisa, araucária, mondial, asterix, elvira e baraka – todas com polpas amarela ou amarela-clara, com exceção da primeira que tem polpa branca. No Peru, há centenas de variedades, com cores e formatos diferentes.

Você também pode gostar: 
O que cortar da lista de supermercado para enxugar os gastos
Aprenda a fazer a melhor sobremesa de maçã para o inverno
Faça uma marmita chique e saudável

3. Na compra, você deve levar em conta o prato que pretende cozinhar. Se você pretende fazer um purê ou fritas, a batata asterix (com casca rosada e polpa amarela-clara) é a ideal porque é mais farinhosa e contém menos umidade. Esta também é a melhor opção para quem vai preparar nhoque ou batatas ao murro.

4. Agora, se você quiser fazer batatas cozidas, ensopadas (em picadinhos) ou uma salada de batatas, é melhor ficar com a batata com casca clara e polpa amarelada, porque é mais úmida. É o caso, por exemplo, da batata bolinha.

5. Quanto devo comprar? Saiba que 1 quilo de batata rende aproximadamente 2 quilos de purê ou 1,1 quilos de batatas cozidas ou 750 gramas de batatas assadas ou 400 gramas de batatas fritas cortadas em palito.

Crédito da foto: Hora da Comida

 

* Rita Tavares é jornalista e trabalhou na área de economia, fez cursos de culinária e fundou o blog Hora da Comida. Rita  traz receitas, dicas de compras, e mostra que na cozinha o “menos é mais” funciona melhor que o “gourmet”.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close