Transforme suas resoluções de ano novo em realidade!

Transforme suas resoluções de ano novo em realidade!

*Deb Xavier

Oi gente, tudo bem?

Primeiro: feliz Ano Novo!

Aqui no Brasil o ano iniciou oficialmente dia 06/01 e junto com esse recomeço nos vemos cheias de expectativas, resoluções e promessas.

Mas vem cá, levanta a mão quem nunca fez uma lista e chegou no final do ano um pouco decepcionada porque não conseguiu atingir tudo aquilo que queria.

Olha minha mão levantada aqui  ==> o/

Como então transformar nossas resoluções de ano novo em resultados?

Nesse início de 2014 eu resolvi fazer diferente, então pesquisei técnicas que aumentam a chance de sucesso na hora de atingir nossos objetivos. Seguem aqui as dicas que aprendi:

FAÇA UMA LISTA DAS RESOLUÇÕES

É super importante listar todos os objetivos profissionais do ano, desde “chegar sempre no horário” ou “fazer um curso de Excel”, até “ser promovida” ou “começar o próprio negócio”.

Uma pesquisa feita com estudantes e divulgada na Entrepreneur Magazine mostrou que sua chance de sucesso é maior (64%) quando você decide colocar tudo no papel. Em comparação, apenas 43% daqueles que não escrevem as resoluções atingem os objetivos.

ESTABELEÇA SUAS PRIORIDADES

Ordenar a lista em ordem de relevância é fundamental para que você saiba por onde começar e como direcionar seus esforços. Ter em vista os objetivos de longo prazo é uma boa estratégia na hora de escolher quais itens são prioritários.

O índice de sucesso é maior quando definimos um número menor de resoluções, tornando nossas expectativas mais reais e realizáveis. Escolha os 2 ou 3 itens que mais vão impactar seu futuro e realização profissional.

DESCREVA O PASSO A PASSO DAS RESOLUÇÕES

“Objetivos são sonhos com prazo estabelecido.”

Essa frase de Diana Scharf mostra a importância de tornar nossos sonhos tangíveis, e uma das maneiras de fazer isso é criar um plano.

Para cada uma das resoluções, escreva 3 a 4 passos para chegar ao objetivo, como se fosse uma receita de bolo. Reflita sobre quais as ações-chave nesse processo, quais as pessoas estratégicas que podem te ajudar ou ainda como você pode utilizar as ferramentas que já tem.

O ideal é que o primeiro passo seja algo que você possa fazer o quanto antes: em no máximo uma semana, de preferência hoje mesmo ou amanhã.

A dificuldade maior está justamente em dar o primeiro passo, e depois dessa etapa as chances de você desistir tendem a ser menores.

mulher no autofalante

COLOQUE A BOCA NO TROMBONE 

Ok, não estamos falando literalmente. A ideia central é compartilhar com outras pessoas seus objetivos, metas e resoluções.

Tem medo de inveja ou mau-olhado? Bem, aconselho então que você conte para um grupo seleto de pessoas, baseado no seu grau de confiança.

A mesma pesquisa que eu citei lá em cima mostrou que as chances de sucesso aumentam de 64% para 76% quando compartilhamos nossos objetivos com outras pessoas!!!

Sabem por quê? Porque ao contarmos para outros é como se reforçássemos nosso compromisso, pois ficamos com medo de “falhar” em público, isso minimiza a probabilidade de você abandonar tudo no meio do caminho.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR 

Existem aplicativos e sites desenvolvidos para aumentar suas chances de sucesso. Veja alguns exemplos:

Metas para Vida – Aplicativo gratuito onde você coloca suas metas e atualiza diariamente. É possível integrar com o Facebook, garantindo apoio e dicas dos amigos (e a gente já sabe como isso é importante, né?). Tem versão para Android e iPhone.

43 Things – Eles se divulgam como a maior comunidade de pessoas com metas. Você faz uma lista com 3 objetivos (Viu? Não adianta nada uma lista enooorme) e recebe dicas de pessoas com metas em comum.

Aherk! – Um dos mais divertidos. Funciona assim: você escolhe uma meta e faz o upload de uma foto constrangedora que será publicada no seu Facebook caso você não cumpra com o objetivo. E sabe quem são os juízes? Seus amigos! Só não vale sacanear, hein?

21habit – Se sua meta é de curto prazo ou se você precisa de uma força extra, esse site pode ser a solução. Depois de definir uma meta para os próximos 21 dias, é necessário fazer um depósito financeiro de 21 dólares que é devolvido no final, proporcionalmente ao sucesso alcançado. Se você perder, o dinheiro é doado para uma instituição de caridade.

Relembre-me – Caso você pense grande e queira estebelecer metas para daqui a 5, 10 ou 20 anos, esse site te ajuda. É bem simples: você escreve uma carta com seus objetivos para os diferentes prazos e no futuro, recebe um e-mail lembrando quais eram. Uma boa ideia para ver como a gente evolui e muda ao longo dos anos.

Espero que vocês gostem das dicas! Que tal começar compartilhando com a gente quais seus objetivos profissionais pra esse ano? Eu poderia fazer posts que ajudem vocês, que tal?

*Deb Xavier é empresária, palestrante e entusiasta do empreendedorismo feminino. Cursou Empreendorismo Criativo na Perestroika e é certificada em Empreendedorismo pela Babson College. Tem cursos na área de marketing, negócios, administração, gestão, branding, estratégia e negociação tanto no Brasil quanto no exterior. Faz parte do CJE Mulher, da FIESP, é associada à Mensa Brasil e mãe de Tathiana – aspirante a empreendedora.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close