Vale a pena investir enquanto tenho dívidas a pagar?

Vale a pena investir enquanto tenho dívidas a pagar?

Você está endividada e passa os dias pensando no momento em que as dívidas ficarão no passado. Mais do que isso, sonha em ver o dinheiro rendendo a todo vapor. Vale manter o sonho em mente e fazer de tudo para que ele se transforme em realidade. No entanto, este talvez não seja o momento mais apropriado para investir.

“Quando se está endividada, o ideal é resolver os compromissos financeiros pendentes. O investimento pressupõe que haja sobra de capital”, afirma Eduardo Maróstica, professor do IBE-FGV e pós-doutor em Administração, Comunicação e Educação.

Você também pode gostar:
O que fazer depois de ter se livrado das dívidas
Quem disse que não dá para organizar as suas contas?
Como saí do vermelho e juntei R$ 10 mil em dois anos

Por que isso? O rendimento dos seus investimentos é sempre muito menor do que os juros das suas dívidas. Assim, os seus investimentos crescem sempre a taxas muito  menores do que as suas dívidas. Desta forma, vale muito mais quitar a dívida o quanto antes, usando todo o seu esforço de poupança por mês para isso, e deixar para guardar dinheiro e investir para quando você estiver no azul.

Então, em primeiro lugar, foque em quitar suas dívidas e deixar as contas em ordem. No entanto, isso não quer dizer que você não pode começar a se preparar para aprender a investir. Você pode aproveitar o momento em que paga as suas dívidas para se planejar para quando for começar a investir. “Estude o que pretende fazer e o quanto quer gastar. Tenha objetivos e metas”, diz o professor. Pense bem no que você deseja e arregace as mangas.

foto vale investir

 

Continue a ler a matéria na próxima página!

Determine em quanto tempo você quer realizar um projeto, como uma viagem, a compra de um carro ou imóvel. Avalie o seu salário e estude o quanto poderá investir a cada mês no seu objetivo. “Comece com objetivos pequenos”, recomenda ele. Assim você evita frustrações e, conforme vai alcançando suas conquistas, parte para objetivos maiores.

Para colocar as contas em dia, acompanhe atentamente o orçamento e tenha disciplina. Para tornar a tarefa mais fácil, você pode recorrer a planilhas e aplicativos para manter o controle das receitas e despesas.

>> Aproveite e baixe nossa planilha amiga de orçamento!

Neste momento, enquanto quita suas dívidas e se prepara para virar uma investidora, disciplina e planejamento são essenciais. Mesmo endividada, não deixe de sonhar e fazer planos. Conforme você aprende a cuidar melhor das finanças, fica mais fácil colocar as contas em dia. Traçando metas realistas, você conseguirá, pouco a pouco, atingir seus objetivos.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close