Vale a pena investir somente em venda digital?

13.04.2016

-

Por Rede Mulher Empreendedora

Vale a pena investir somente em venda digital?

*Marcela Quiroga

A internet transformou completamente as experiências de compra e as vendas online devem crescer 43% nos próximos 4 anos, segundo pesquisa Nielsen. Há grandes estudos sendo realizados, buscando traçar as tendências e analisar o comportamento de compra do consumidor, a reação dos segmentos e grupos de pessoas frente aos vários canais de vendas que estão alinhados com essa pesquisa. Então, se quero vender meu produto ou serviço, não devo ficar fora desse movimento, certo?

Sim, mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, você deve buscar se aproximar do mundo digital e promover a experiência de compra dos consumidores com liberdade de escolha de onde, como e quando ele pode comprar. Mas devo focar só nesse canal? Ele trará todos os clientes que preciso?

Você também pode gostar:
Vídeo: Ana Fontes mostra como empoderar mulheres
As ilusões de uma empreendedora iniciante
As mulheres podem e querem empreender

Lembre-se que em alguns segmentos os clientes valorizam a indicação e personalização do que procuram. Nestes casos, a venda com relacionamento faz toda a diferença.

Um exemplo é o segmento de beleza. Os clientes têm buscado a conciliação entre praticidade da compra pela internet e a busca pela recomendação de consultores de beleza. O cliente busca a experiência de compra completa, comprando, por exemplo, um creme para o rosto que diminua as marcas de expressão com a praticidade de receber onde e quando quiser, mas com a recomendação e análise de sua idade, seu tipo de pele e sua rotina. Aí os vários canais se complementam: a internet dando a escolha de como comprar; a consultoria da indicação do creme que dará o resultado que o cliente precisa.

vendas_online

Continue a ler a matéria na próxima página!

Isso também pode ser percebido no comportamento dos consumidores que estão usando lojas físicas como “showrooms”: examinando os produtos na loja e procurando online a opção com o custo mais baixo.  Outros usam a Internet como “webroom”: pesquisam online e, então, compram em lojas físicas e ou de consultores.

Então se você quer vender, mas ainda está fora do mundo digital, considere esta realidade. Fique atenta para não ter o conhecido “movimento pêndulo” indo de um extremo a outro de forma radical; saindo do mundo físico completamente para aderir à web e o mundo digital.

Pense no modelo de complementaridade e múltiplos canais de venda para a conquista e manutenção de seus clientes. Isso pode ser a chave para o sucesso de suas vendas.

* Marcela Quiroga, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de vendas. Atuou em empresas de grande porte e em seus 27 anos na Natura Cosméticos gerenciou equipes de venda direta e atendimento nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe. Atualmente é Diretora da Rede Mulher Empreendedora e empreende na Plataforma Multimarcas NósVD, desenvolvida para Revendedores da Venda Direta. A Rede Mulher Empreendedora é um time de mulheres que com boas ideias e muita garra, mudam o mundo. A coluna traz dicas, inspiração e apoio para mulheres empreendedoras de todo o país.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

redemulherempreendedora

Rede Mulher Empreendedora

Ela Empreendedora

close