Vale a pena ter cartão de crédito internacional?

Vale a pena ter cartão de crédito internacional?

A gente sempre fala sobre os cuidados com o uso do cartão de crédito, afinal, se for mal utilizado ele pode tornar-se uma porta para uma dívida super cara. Na hora de pedir o seu, você fica na dúvida entre o nacional e o cartão internacional. Com o primeiro, você pode fazer compras e realizar pagamentos em território nacional, enquanto o segundo lhe permite fazer as mesmas operações no exterior ou em sites de compras estrangeiros.

A amplitude maior do cartão de crédito internacional pode te seduzir, mas obviamente os benefícios têm um preço: as taxas e anuidades destes cartões costumam ser mais caras. Sendo assim, só vale a pena adquirir um internacional se você realmente precisar dele em seu cotidiano.

Se você planeja viajar ao exterior, mas não faz isso com frequência, talvez o cartão pré-pago seja uma opção mais viável, ainda que você tenha que arcar com os mesmos 6,38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) na hora de fazer suas compras. O pré-pago pode ser mais vantajoso porque você não arca com anuidade e pode controlar os gastos mais de perto, já que só pode comprar até o valor que tem em carga.

quando_ter_cartao_internacional

 

Além disso, existe um risco adicional quando você compra em outra moeda usando o seu cartão de crédito: a cotação válida para a conversão em real é aquela do dia do fechamento da sua fatura. Ou seja, se a moeda subir em relação ao dia que você comprou, o valor que você de fato pagará será maior. Se a moeda estrangeira cair, melhor para você. O mesmo vale para as compras em sites de fora do Brasil.

Considerando essas variáveis, o cartão internacional vale mais a pena para quem tem o hábito de viajar muito ou de comprar em sites internacionais com frequência. Se não for o seu caso, você vai acabar pagando a mais por um serviço que é desnecessário para sua vida.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close