Vamos falar sobre educação financeira?

Vamos falar sobre educação financeira?

Sabemos que falar sobre educação financeira é importante, mas será mesmo que tocamos no assunto o tanto quanto deveríamos? Se você vive perguntando a si mesma o que poderia fazer para melhorar o seu relacionamento com o dinheiro, nós temos uma sugestão que pode começar a resolver os seus problemas.

A boa notícia é que o Portal da Educação Financeira (Edufin) vai promover a segunda edição do Congresso Nacional de Educação Finaceira (Conefin), em São Paulo. E já que o assunto é cuidar melhor do dinheiro, o Finanças Femininas com certeza apoia o evento! Pois bem, para vocês entenderem melhor, o evento será dividido em três etapas, com focos diferenciados em cada uma delas e em datas diferentes.

A primeira parte começa com os pequenos. O Conefinho, ou Congresso Nacional de Educação Financeira para Crianças, tem o propósito de mostrar a elas os primeiros conceitos ligados a educação financeira, por meio de atividades recreativas. As crianças que participarem levarão um livro infantil em bom estado para trocar com outros participantes, com o objetivo de entenderem melhor o conceito de escambo. Afinal, se queremos aprender a lidar melhor com o dinheiro, a lição de casa tem que começar logo cedo, não acham. O evento acontece no dia 28 de agosto, no estacionamento do shopping Mooca, localizado na rua Capitão Pacheco e Chaves.

Na segunda etapa o papo é com os adultos! Em quatro ciclos de debates e palestras, o evento visa discutir a relação com o dinheiro em diferentes fases da vida, desde a juventude até a maturidade. Entre os palestrantes confirmados, nomes como o professor Fabio Galla Garcia (FGV), a economista Selma Culturati Vasquez e a psicóloga Valéria Meirelles estarão presentes. As atividades estão previstas para o mês de setembro, no Centro Fecomércio de Eventos, no bairro Bela Vista.

Para fechar com chave de ouro, O Conefin leva o debate para o público universitário, com idade entre 18 e 30 anos. Como esta é uma fase da vida em que várias mudanças acontecem ao mesmo tempo, o foco é ajudar os jovens a programarem-se para a organização financeira. Neste período, é possível que os jovens esbarrem com as primeiras dívidas mais expressivas, como o financiamento de um carro, uma viagem de intercâmbio ou mesmo os custos para deixar a casa dos pais e morar sozinhos.

Além disso, um levantamento feito pela Cia de Talentos aponta que 56% dos jovens brasileiros sonham em ter um negócio próprio, sendo que 51% deles pretendem começar a empreender nos próximos cinco anos. Com estatísticas tão relevantes, a necessidade de reforçar as lições sobre planejamento financeiro torna-se ainda mais importante. Essa última etapa acontece no dia 23 de outubro, no campus Liberdade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Quem tiver interesse em participar do evento, tem mais uma notícia boa: as inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, nos links acima! Vale a pena conferir a programação e convidar amigos e família a participarem também, afinal, com o bolso em dia tudo fica mais fácil!

 

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close