Você é tão ocupada quanto pensa?

Você é tão ocupada quanto pensa?

“Oi meninas! Primeiro quero falar que adoro o blog e acesso o conteúdo todo dia. Bom, quero pedir uma ajudinha para vocês. Tenho muitas coisas para fazer no trabalho e em casa que nem acaba me sobrando tempo para fazer exercícios físicos. Resultado? Estou gorda! Não quero mais essa vida pra mim. Me ajudem a organizar meu tempo e fazer tudo render de uma forma diferente?”, disse Rosana, nossa leitora.

Obrigada pelo comentário, Rosana. São palavras como as suas que nos motivam a cada dia. O que você nos perguntou é muito frequente entre as nossas leitoras, sabia? Você já deve ter ouvido na famosa dupla jornada. Pois então, depois do trabalho na empresa, ainda temos que chegar em casa e cuidar da famílias, dos afazeres domésticos, da nossa beleza e ainda tem que sobrar um tempo para os dramas da vida. São tantas coisas que parece que os nossos dias não rendem e são cada vez mais cheios!

Como fazer para mudar tudo isso, organizar e colocar as atividades nos eixos? Esse é o dilema! Mas espera aí, pare, respire e reflita. Enquanto continuar fazer tudo neste ritmo, vai ser difícil de organizar as coisas. Pense se você sabe mesmo lidar com a sua rotina e como desenvolve todos os seus afazeres. Veja as dicas que reunimos para você que se sente como a Rosana:

Faça uma lista
Pare ao menos 20 minutos do seu dia e liste todas as tarefas que faz no dia. Ao lado delas, coloque quanto tempo gasta para desenvolve-la. Por exemplo: fazer uma planilha nova (2 horas), responder todos os e-mail da minha caixa de entrada (30 minutos), buscar o filho na escola (45 minutos), secar o cabelo (1 hora)…

Você pode se surpreender, porque em algumas coisas você não vai saber quanto tempo gasta. É aí que está o problema! Se isso acontece, é porque você está distraída. Busque mudar e cronometre quanto gasta para cada atividade do seu dia. Um bom aliado para você é o Toggl, um site que mede o tempo que faz as coisas. É só dar o start e descobrir.

Organize as tarefas
Com tudo isso em mãos vai ser fácil organizar. Essa é a parte que você vai usar mais a cabeça e encaixar tudo como peças de um quebra cabeça. Lembre que o dia tem 24 horas, mas você precisa também precisa dormir e relaxar. Acrescente exatamente tudo a sua lista! Aos poucos as coisas vão fazer mais sentido para você.

Possivelmente você vai achar um tempinho livre para si mesma. Aproveite para usar este momento com o que há de mais gostoso na vida: relaxar! Reserve este tempo para ir a academia, fazer ioga, massagem ou outra atividade que ama. Vai servir como uma injeção de ânimo!

Delegue funções
Tenha certeza de que você é uma só. Uma pessoa, como qualquer outra, tem certas limitações. Aceite isso e vença as dificuldades no dia a dia. Sabe aquela tarefa que faz, mas que ultimamente está perdendo o fio da meada por tantas atividades e não consegue desenvolver? Então, passe para outra pessoa fazer.

Ficar apegada com atividades que ocupam seu tempo sem necessidade só vão atrapalhar o seu rendimento. Liberte-se desse mal e aceite receber ajuda. Por exemplo, odeia lavar louça e acaba perdendo 40 minutos nessa função todo dia? Então peça ajuda do marido, filhos e ganhe uns minutos para você. Aos poucos, as pessoas que estão ao seu redor terão mais força de vontade e você ficará em paz.

Mantenha a disciplina
O esforço para fazer seu dia, semana, mês e ano renderem devem fazer valer a pena. Por mais difícil que seja, você tem que fazer o possível para fazer com que as atividades da sua rotina aconteçam. E isso deve valer até para as coisas que julgar banais, como o horário de acordar e o tempo de almoço

No dia a dia você vai descobrir quem é o vilão da sua rotina. Lute contra ele e ao seu favor! Programe suas atividades com uma semana de antecedência. Use como seu aliado uma agenda.

Ganhe recompensa
Este é um trabalho duro. Então nada mais justo do que você se dar presente sempre que conseguir fazer as coisas caminharem como o planejado. Vale um cafezinho gostoso e até uma soneca mais longa nos fins de semana. Só assim para resistir a pressão do dia a dia.

 

Como você organiza o seu tempo? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close