Você é uma boa líder?

Você é uma boa líder?

Quando estamos a frente de um empreendimento, seja aquela empresa que sempre sonhamos em abrir ou mesmo por ascensão em uma companhia até o mais alto cargo, lidar com a liderança pode ser uma tarefa bem complexa. A grosso modo, todo mundo almeja esse cargo, seja pela remuneração financeira, pelo que isso representa em nossas carreiras e até mesmo pelo status.

Mas o que esperar de um líder? Estar à frente de uma equipe significa ter pulso firme para a tomada de decisões, ter discernimento para ouvir e flexibilidade para aceitar boas sugestões e, talvez o mais difícil, confiar nas pessoas que estão conosco. Um dos grandes entraves para as pessoas que tem a tarefa de liderar é saber confiar nos outros e como conquistar essa confiança. Então, se você assumiu o papel de líder de uma empresa, vamos conversar sobre delegar funções!

Aprendendo a confiar

Se você for uma pessoa individualista ou que tenha o hábito de concentrar tudo em suas mãos para que as coisas transcorram da forma como você espera, é hora de rever conceitos. Esqueça a ideia de que você dará conta de carregar o mundo nas costas, que conseguirá resolver tudo sozinha.

Não é essa postura que se espera de uma líder. Uma empresa não pode ser sustentada pelo esforço de apenas uma pessoa. Vamos pensar que a companhia é um corpo. A equipe compõe todos os membros e órgãos que fazem com que este corpo funcione.

como ser uma boa líder

Como líder, você é a cabeça deste corpo, então cabe a você delegar as funções dos demais membros. Aprendendo a delegar funções é que você poderá avaliar as habilidades de todas as pessoas que compõem sua equipe. Quem tem potencial para ser seu braço-direito, quem tem capacidade para ser multifuncional, as pessoas que são mais proativas e com disposição para buscar soluções. É preciso delegar funções, mesmo correndo riscos, para saber qualificar e selecionar as pessoas que permanecerão em sua equipe.

Produtividade

A partir do momento em que você ganha confiança em delegar funções, ao mesmo tempo acaba ganhando espaço e tempo para cuidar de outras tarefas, atribuições que somente você pode ter para que a empresa cresça, como conseguir novos clientes, pensar em novas estratégias de crescimento, enfim, elaborar os passos que sua empresa tem pela frente.

É a partir daí que você também irá treinar e melhorar a sua habilidade em coordenar equipe, de identificar problemas e lidar com crises. Toda essa articulação servem tanto para aprimorar sua função de liderança quanto para qualificar sua equipe.

“Grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades”, não é mesmo? Ser líder é realmente muito mais complexo  do que aparenta, mas as responsabilidades do cargo têm as suas recompensas. Afinal, nada mais gratificante do que aprender a liderar e ver o reconhecimento do trabalho em produtividade e valorização profissional.

 

E você, é uma boa líder? Compartilhe conosco as experiências que já teve nesta função!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close