Marquise de chocolate: você nem vai lembrar de Ovo da Páscoa

Marquise de chocolate: você nem vai lembrar de Ovo da Páscoa

Olá, meninas! Todo mundo anda assustado com o preço dos Ovos de Páscoa, não é verdade? O Hora da Comida traz a solução com uma deliciosa sobremesa que rende para toda a família e fica bem mais barata!

Páscoa é quase um sinônimo de chocolate, para muita gente. As tradições religiosas foram esquecidas e alguns querem mesmo é se esbaldar com os Ovos da Páscoa. Agora, vamos combinar, que o preço dessas gostosuras está um pouco acima do regular – principalmente em tempos de crise econômica, com economia patinando e desemprego crescendo.

Agora, por menos de R$ 5, é possível comprar uma barra de 150 gramas de um bom chocolate branco, ao leite ou meio amargo.  E, com 250 gramas, dá para preparar essa sobremesa da foto que serve bem umas 12 pessoas, principalmente se você acompanhar com chantilly. Já fez as contas? Simples, não. Então, talvez seja o caso de comprar ovos apenas para as crianças….

A sobremesa é uma marquise – ou seja, uma mousse de chocolate um pouquinho mais espessa, que permite o corte em fatias. Pode ser feita com chocolate branco, ao leite ou meioamargo – o que você preferir. Ou, se a família for grande, faça duas diferentes. Não é nada complicada de preparar, exigindo apenas boa vontade porque são algumas etapas. Tudo muito bem explicado na receita abaixo. Faça de véspera, deixe na geladeira, economize e seja feliz!

Marquise de chocolate

Ingredientes

125 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos (gemas e claras separadas)

¾ de xícara de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar – à venda nos supermercados)

100 ml de creme de leite fresco (sim, tem de ser fresco)

250 gramas de chocolate (escolha o que quiser)

Modo de preparo:

Misture bem manteiga com as gemas e o açúcar. Bata até ficar cremoso.

Pique o chocolate. Coloque em uma tigela de vidro ou metal. Use o método do banho-maria para derretê-lo (quando a tigela é colocada dentro de uma panela com água quente, sem contato direto com o fogo) ou derreta no micro-ondas.

Bata o creme de leite até ficar cremoso (quando o creme começa a endurecer).

Separadamente, bata as claras em neve.

Junte o chocolate à mistura de manteiga, ovos e açúcar. A seguir, junte o creme de leite e, por último, as claras batidas.

Forre uma fôrma alongada com filme plástico e coloque a mistura. Cubra com filme plástico.

Leve à geladeira durante, pelo menos, quatro horas.

Passe uma faca em torno da marquise para soltar da forma. Desenforme com cuidado e decore.Use frutas, lascas de chocolate, chocolate granulado, nozes picadas, coco ralado ou em lascas, cerejas em calda, ou o que você gostar.

Se quiser, bata o creme de leite que sobrou com duas colheres de sopa de açúcar até virar chantilly e sirva com a marquise.

 

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

 

Crédito das fotos: Hora da Comida

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close