Você viu? A economia enfraquecida do Brasil

Você viu? A economia enfraquecida do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje que a economia brasileira cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre de 2012 em relação ao segundo trimestre do ano. Foi um resultado super fraco, que decepcionou o mercado financeiro e provocou a queda da Bolsa de Valores. Mas o que tem por trás dos números desse PIB?

Quem segurou a economia neste trimestre foi o consumo das famílias (com uma alta de 0,9%). Com um aumento dos salários e do crédito (leia-se: endividamento), fomos nós que ajudamos o País a crescer. Mas o que tem de errado nisso? É que o volume de investimentos que as empresas no País realizaram caiu muito (2%) neste período. Se você olhar a China, por exemplo, quem puxa a economia do país são as empresas, e não os consumidores. Não existe uma fórmula mágica, mas sem empresas investindo no Brasil, vai ficar difícil para a gente continuar a crescer.

O governo vai ser colocado em xeque para ver como pode fazer o País voltar a crescer e surgiram boatos de que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, seria substituído, para trazer um novo capitão para a economia. O que o governo precisa agora fazer é tomar medidas para acelerar o crescimento, que gera empregos, maiores salários e maior consumo de um jeito sustentável. Mantega, inclusive, indicou que deve anunciar medidas para reduzir juros para financiamento e impostos. A gente torce por aqui!

Vocês ficaram com alguma dúvida? Contem nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close