Volta às aulas: desafios e dicas para pais e filhos

Volta às aulas: desafios e dicas para pais e filhos

*Luciana Cattony

Fevereiro é tempo de volta às aulas: compra do material, readaptações nas rotinas de pais e filhos, expectativas sobre o novo ano letivo, novas responsabilidades, matérias, amigos e professores. Com tudo isso percebe-se também uma certa tensão no ar…

Tensão em relação à escola e tudo que vêm com ela: atividades extra curriculares, estrutura, idiomas, formação de professores, grade curricular, quem leva e quem busca… Será que serão inseridos na robótica? Programação de computadores? A escola do vizinho oferece olimpíadas de matemática, show de talentos, inglês, ballet, judô e natação. Será que fizemos a escolha certa?

Obviamente, cada família sabe o que é valor para si e o que considera importante oferecer à sua criança. Pensando sobre o assunto e me preparando para voltar à rotina escolar, me deparo com este texto da Thais Cardoso, do Mamãe Tagarela.

“Não fique preocupado com as habilidades acadêmicas de seus filhos. Em vez disso, ensine a eles a se sentarem ao lado dos que estão sozinhos. Ensine-os a serem bons. Ensine-os a oferecer ajuda. Ensine-os a serem amigos. Ensine-os a encorajar os outros. Ensine-os a se colocar no lugar do outro. Ensine-os a compartilhar. Ensine-os a procurar fazer sempre o bem. É assim que eles vão mudar o mundo.”

Este trecho me fez refletir e me fez colocar foco numa questão importante. Escola e família devem caminhar juntas e mais do que isso: o papel dos pais é base fundamental para segurança, inteligência emocional, empatia e amor na vida dos filhos. E o que é mais importante que o amor? Traçamos estratégias para tudo na vida: para emagrecer, comprar um carro, mudar de apartamento, viajar… Mas para a coisa mais importante da vida não fazemos.

Por que não há espaço nas escolas e faculdades para estudo da compaixão e da empatia? Talvez seja porque nas nossas casas também não nos preocupemos devidamente com isso por acreditarmos que tudo é responsabilidade da Instituição de Ensino. Na teoria achamos importante, mas o que estamos fazendo na prática?

E se começássemos a enxergar a escola como uma poderosa aliada na NOSSA missão de educar? E se nos grupos de mães começássemos a reclamar menos, comparar e julgar menos e praticássemos a sororidade de fato? E se o respeito fosse realmente uma premissa em nossas relações?

crianca-escola

E se ao invés de pautarmos a educação pelo conteúdo e pela tecnologia, começássemos a ensinar valores, crenças, trabalho em equipe, artes e cuidado com o próximo? Já parou para pensar em como estamos tratando os nossos vizinhos? O porteiro do prédio? Os funcionários que nos atendem nos mais diversos locais? Como agimos frente ao diferente? O lado humano é o que nos torna único e entrega o verdadeiro valor dos indivíduos.

Ensinar nossos filhos a lidarem com as frustrações, estimular a autonomia e independência é tarefa difícil. Ensinar a responsabilidade, equilíbrio, senso de comunidade, valores éticos, morais e mostrar as consequências pelas escolhas, não cai na prova. E o aprendizado se dá pelo exemplo.

Fácil é apontar os dedos. O difícil é começar a agir.

O sinal tocou! Que seja um ano letivo de muitas descobertas, aprendizados e sobretudo evolução.

*Luciana Cattony é publicitária e fundadora do site Real Maternidade.  Luciana tem como objetivo facilitar a vida das mães e levar leveza e alegria para a rotina delas. Siga o Real Maternidade no Facebook Instagram.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Real Maternidade

close